Finalmente, a fase final do World Juniors
Finalmente chegou a hora da verdade!
No World Juniors de dezembro/janeiro, não tivemos sequer o fechamento da fase de grupos. Aqui, entretanto, aconteceu. E, como se esperava, cada confronto possui um favorito bem claro, mas com um deles correndo como eventual zebra, para a fase de quartas-de-final que se inicia amanhã (17), no Rogers Place, casa do Edmonton Oilers, em Edmonton, AB, CAN.
Antes de mais nada, assim ficou o diagrama de confrontos:
De forma sintética, vamos analisar os confrontos, de acordo com o horário em que foram alocados:
- FINLÂNDIA (B2) X (C3) ALEMANHA
CAMPANHA FINLANDESA: 8 pontos / 2-1-0-1 / 22-13
JOGOS: 6-1 Letônia / 4-3 República Tcheca / 9-3 Eslováquia / 3-6 Canadá
CAMPANHA ALEMÃ: 6 pontos / 2-0-0-2 / 10-13
JOGOS: 1-5 Estados Unidos / 4-2 Áustria / 3-2 Suíça / 2-4 Suécia
Contando com a forma inspirada de Joakim Kemell (prospecto Nashville Predators) e Aatu Raty (prospecto New York Islanders), segundo e terceiro melhores pontuadores do WJC, mas com uma defesa que varia de jogo em jogo, os Suomi caminham rumo a mais uma semi. Isso porque a seleção alemã, que ainda não conseguiu ajustar uma boa transição desde a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Toronto, contou com a sorte para se classificar, arrancando uma bela vitória diante dos suíços, ainda que 4 por grupo aqui chegariam, dentro de 5. A partida acontece amanhã, 13 horas (Brasília), e terá transmissão da Esquadrão Esportes, com narração de Walker Morais.
- SUÉCIA (B2) X (A3) LETÔNIA
CAMPANHA SUECA: 9 pontos / 3-0-0-1 / 15-7
JOGOS: 3-2 Suíça / 6-0 Áustria / 2-3 Estados Unidos / 4-2 Alemanha
CAMPANHA LETÔNIA: 4 pontos / 1-0-1-2 / 10-16
JOGOS: 1-6 Finlândia / 2-5 Canadá / 2-3 Eslováquia / 5-2 República Tcheca
O escancarado favoritismo sueco, comandado pelo melhor defensor jovem do mundo, o prospecto do Philadelphia Flyers, Emil Andrae, chega com tanta vantagem diante dos letônios, que pode isso se tornar uma arma de traição. Já a Letônia, que não deveria estar aqui (só está pelo banimento de Rússia e Bielorrússia, e nomeação via ranking), conseguiu a proeza de quebrar um duro lacre de 0-27, em seu histórico no WJC. Agora, a vantagem colossal sueca pode estar ameaçada pela segunda versão do “conto de fadas” do hóquei, da mesma Letônia. Esse duelo acontece 16:30 (Brasília), e também terá transmissão da Casa do Esporte, com narração de Henrique Oliveira.
- CANADÁ (1A) X (4B) SUÍÇA
CAMPANHA CANADENSE: 12 pontos / 4-0-0-0 / 27-7
JOGOS: 5-2 Letônia / 11-1 Eslováquia / 5-1 República Tcheca / 6-3 Finlândia
CAMPANHA SUÍÇA: 3 pontos / 1-0-0-3 / 8-15
JOGOS: 2-3 Suécia / 1-7 Estados Unidos / 2-3 Alemanha / 3-2 Áustria
Um Canadá avassalador, com seu capitão e candidato potencial a MVP, o Central Mason McTavish, do Anaheim Ducks. Uma máquina de triturar, com linhas sólidas e um time extremamente confiável, enfrenta um time helvético que poderia ter ido além, mesmo no grupo com americanos e suecos. E isso se deve a inesperada derrota para a Alemanha, que confirmou mais um problema de transição entre as seleções aqui presentes. A diferença está nas seleções absolutas, já que a Suíça está em um nível muito superior aos alemães, no momento atual do hóquei. Canadenses e helvéticos se enfrentam 20 horas (Brasília).
- ESTADOS UNIDOS (1B) X (4A) REPÚBLICA TCHECA
CAMPANHA AMERICANA: 12 pontos / 4-0-0-0 / 22-4
JOGOS: 5-1 Alemanha / 7-1 Suíça / 7-0 Áustria / 3-2 Suécia
CAMPANHA TCHECA: 4 pontos / 1-0-1-2 / 11-18
JOGOS: 5-4 Eslováquia / 3-4 Finlândia / 1-5 Canadá / 2-5 Letônia
A melhor defesa da competição, mas sem goleiros confiáveis. Ainda assim, consegue produzir um bom conjunto, equilibrado e ativo ao total, capaz de defender seu título no WJC. Mas, como dizem, “é pior enfrentar quem já está com a mente demolida”, o que é o caso dos tchecos. A campanha foi até dentro do que se esperava, enfrentando potências como Finlândia e Canadá. Porém, a derrota para a Letônia foi muito mais traumática, haja vista a forma como os tchecos extravasaram uma tristeza e um desespero nunca antes visto. Parecia que havia acontecido um crime diante de seus olhos, de tão chocados que jogadores e corpo técnico ficaram. O aspecto psicológico é o grande adversário dos americanos nesse duelo, que acontece 23:30 (Brasília).
Comments